2015-10-07 20.50.53-1

Fermentação natural

Porque é dia das mães, porque requer dedicação e paciência, porque fermento natural tem tudo a ver com mãe…A fermentação natural entrou na minha vida depois que eu me descobri uma apaixonada por pães. Porque eu comecei a estudar o pão! Há muitas formas de se começar o fermento natural: com suco de abacaxi, com iogurte, eu faço da forma que aprendi num curso, usando maçã e uvas passas.

Você vai precisar:
1 maçã pequena picada
6 uvas passas
1 copo água
Colocar todos os ingredientes numa vasilha, cobrir com filme plástico e fazer vários furos no filme, para que as bactérias e fungos do ar penetrem. Agora é esperar, deixe na bancada da sua cozinha e observe. Quando começar a formar bolhas na superfície do líquido, está na hora de ser usado. Depende da temperatura ambiente, ok? Em casa normalmente isso acontece em 48h.

2016-05-05 20.30.51
Dai você descarta as frutas e usa somente a água com os micro-organismos fermentadores. Sempre na proporção de 1:2.  Eu começo com 50ml do líquido + 100g de farinha. Agora ele fica na geladeira e deve ser re-alimentado (refrescado) a cada 2 dias. Para alimenta-lo acrescentar o mesmo volume do seu peso de água e farinha na proporção 1:2 ( se tem 150g de fermento, acrescentar 50g de farinha e 100g de água). Ou seja a cada 2d ele dobra de tamanho, pra não ficar com um volume enorme, você pode dar pra alguém que queira continuar alimentando um fermento ou descartar parte dele.Eu já usei com uma semana de geladeira mas ele ganha maturidade depois de 15 dias. Até ganhar maturidade o fermento natural é como um animal selvagem, você não sabe bem como ele vai se comportar. Portanto não se decepcione se não crescer bem nas primeiras tentativas, é assim mesmo.

Depois que a gente nasce, a mãe alimenta, cuida, até que chegamos a maturidade. E quão gratificante é ver sua cria crescer e se desenvolver, vale toda a dedicação e paciência despendidos; e assim também é o fermento natural – de uma água com maçãs e passas, vira uma bolinha de massa que precisa ser alimentada  a cada 2 dias. Quando atinge a maturidade faz um pão de aroma e textura deliciosos, único! Como única é a nossa mãe! Feliz dia das mães a todos!


Publicado em: 08 maio 2016